terça-feira, 22 de outubro de 2013

Como escovar os dentes correctamente

Aprender a escovar os dentes correctamente é o primeiro passo para manter os seus dentes e gengivas saudáveis. A escovagem ajuda-o igualmente a minimizar os riscos de cáries e de gengivite, principais causas da queda dos dentes.

Antes de começar
Se bem que existam diversas técnicas de escovagem manual dos dentes, pergunte sempre ao seu dentista quais as suas recomendações e siga escrupulosamente as suas indicações. Para começar, utilize uma pasta dentífrica com flúor e uma escova de dentes de filamentos macios e não se esqueça de mudar de escova de três em três meses.

Dois minutos, duas vezes por dia
A escovagem correcta dos dentes exige que escove os dentes de manhã e à noite, durante pelo menos dois minutos, utilizando a técnica recomendada, que inclui 30 segundos para cada quadrante da boca (quadrante superior direito, quadrante superior esquerdo, quadrante inferior direito e quadrante inferior esquerdo). Dado que a maioria das escovas de dentes manuais não possuem temporizadores incorporados, deverá colocar um despertador perto de si para verificar que dedica a quantidade de tempo suficiente à escovagem.

Colocação da escova de dentes
A forma como segura a escova de dentes depende da parte do dente que escova.

Primeiro passo: Comece pelas superfícies externas e internas e incline a escova em direcção à gengiva num ângulo de 45°, e faça pequenos movimentos horizontais, cobrindo a metade dos dentes de encontro ao sulco gengiva. Certifique-se que chega aos dentes posteriores.

Segundo passo: Passe para as superfícies de mastigação. Mantenha a escova de dentes horizontal, efectuando movimentos curtos de vaivém ao longo dessas superfícies.

Terceiro passo: Quando passar para as superfícies internas dos dentes da frente, incline a escova verticalmente e escove, no sentido de cima para baixo, efectuando movimentos suaves com a extremidade da escova de dentes.

Quarto passo: Escove delicadamente a zona situada ao longo da linha das gengivas.

Quinto passo: Escove a língua, desde a base em direcção à ponta, de modo a remover os resíduos dos alimentos bem como eliminar as bactérias responsáveis pelos odores e refrescar o hálito.

Sexto passo: Experimente escovar delicadamente o palato para uma sensação de frescura suplementar.

Agora que aprendeu uma correcta técnica de escovagem, um pouco de disciplina na sua prática todos os dias irá transformá-la num gesto completamente natural. É uma das coisas mais fáceis que pode fazer para garantir a manutenção da saúde dos seus dentes e gengivas.

1 comentário:

  1. Exelente. Não é só escovar os dentes também temos que aprender a escová-los bem para que a nossa saúde oral não seja comprometida e, claro visitar um dentista Lisboa com regularidade.

    ResponderEliminar